Membros do LSBD vão a simpósio em Belém

29 de maio de 2017

Os pesquisadores Flávio Sousa e Lucas Gonçalves. (Foto: arquivo pessoal).

Membros do LSBD participaram da 35ª edição do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), que aconteceu de 15 a 19 de maio na cidade de Belém (PA).

O laboratório colaborou nas sessões técnicas, com apresentação de artigos. Um deles, intitulado “BACOS: A Dynamic Load Balancing Strategy for Cloud Object Storage”, foi apresentado pelo professor Flávio Sousa para a sessão “ST1 – Computação nas Nuvens I”. O outro trabalho, de nome “MALiBU: Meta-heuristics Approaches for Online Load Balancing in MapReduce with Skewed Data Input”, foi apresentado pelo pesquisador Lucas Gonçalves na sessão “ST9 – Engenharia de Tráfego e Balanceamento de Carga”.

“A sessão técnica é a oportunidade que temos de apresentar o trabalho aceito, para que haja uma discussão sobre o tema. Assim, podemos saber ideias de trabalhos futuros ou até mesmo tirar dúvidas sobre algo que não tenha ficado muito claro”, afirma Gonçalves.

Ambos os trabalhos abordam a questão do balanceamento de carga, ou seja, distribuição de um grande volume de dados entre vários sistemas, da forma mais uniforme possível, para que o processo se torne mais eficiente. O trabalho de Flávio foi mais focado no balanceamento em sistemas de armazenamento em nuvem, e o de Lucas no balanceamento em modelo de programação MapReduce.

O SBRC, considerado um dos mais importantes da área de computação, é realizado anualmente e é composto por minicursos, painéis, workshops, palestras, entre outras atividades, e conta com convidados brasileiros e estrangeiros.

A primeira edição do simpósio ocorreu em 1983, na cidade de Porto Alegre (RS). A atual é a segunda edição que ocorre no Norte do Brasil. O LSBD participa desde 2011. Confira os artigos publicados no simpósio aqui – os trabalhos do laboratório podem ser lidos nas páginas 33 e 389.

Termos: