Doutorando é aprovado com tese sobre privacidade

1 de junho de 2017

Da esquerda para direita: Eliseu Castelo Branco, Fernando Trinta, João Eduardo Ferreira, Javam Machado, Celestino Júnior e José Maria Filho.

O pesquisador Eliseu Castelo Branco foi aprovado no Doutorado após defesa, feita na manhã da última quarta-feira (31). O título da tese é “Uma Estratégia para Assegurar a Confidencialidade de Dados Armazenados em Nuvem” e o objetivo é apresentar uma proposta que protejam os dados presentes em nuvem. A banca examinadora foi composta pelo orientador e coordenador do LSBD Javam Machado, pelo co-orientador José Maria Filho, pelo professor interno Fernando Trinta e pelos professores externos Celestino Júnior (UECE) e João Eduardo Ferreira (USP).

Essa foi a primeira vez que Eliseu pesquisou sobre privacidade. “Antes eu pesquisava gerenciamento de projetos, engenharia de software.  Comecei a estudar privacidade no Doutorado porque foi a opção que tinha, e não me arrependo”.

O doutorando foi membro do LSBD de 2012 a 2015. “Eu tive muita ajuda dos membros do laboratório. Eles viam com questionamentos que me ajudavam na tese”. Ele vê o trabalho como um ponto de início para mais pesquisas sobre o tema, e acredita que ainda haverá muitas evoluções em outros trabalhos da área. Eliseu também planeja em continuar com o ramo de pesquisa.

Termos: