Estudantes de mestrado apresentam pesquisas do LSBD

18 de abril de 2017

Membros do LSBD e professores orientadores.

Integrantes do LSBD apresentaram trabalhos para qualificação de mestrado na sexta-feira (7), nas proximidades do Auditório Reitor Ícaro de Sousa Moreira, localizado no Centro de Ciências, Campus do Pici. O evento, em que participaram todos os estudantes do mestrado do curso de computação, contou com cinco trabalhos do laboratório.

Um dos trabalhos foi “MetisIDX: Índice relacional adaptativo”, do estudante Elvis Teixeira. “O objetivo é acessar, de forma rápida, itens presentes em uma grande quantidade de dados, como se fosse um índice de livros. O sistema se adaptaria ao longo do tempo, de acordo com as pesquisas, pois o sistema, ao mesmo tempo que procura um item, acelera a busca desse item no futuro”. A estrutura de dados desse índice, organizada em árvores, será construída pela interação usuário-sistema.

O coordenador do LSBD, Javam Machado, define a qualificação como um “levantamento do estado da arte”. “O aluno precisa demonstrar que é capaz de resolver o problema estudado, através de leitura e competência, além de estar apto a propor uma solução diferente”. Javam participa na orientação ou na co-orientação dos trabalhos apresentados pelo laboratório.

O trabalho de qualificação de mestrado, apresentado em banner, precisa ser apresentado a uma banca após o primeiro ano do mestrado e é composto pela proposta de pesquisa do pós-graduando.

Termos: