Sobre

Palavra do coordenador

Prof. Dr. Javam C. Machado

O Laboratório de Sistemas e Bancos de Dados (LSBD) foi fundado em 2007 como um Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) associado ao Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC). O laboratório conta atualmente com cinco pesquisadores permanentes e com, pelo menos, outros 40 profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação em Computação, todos diretamente envolvidos nos projetos de pesquisa e de desenvolvimento realizados em parceria com instituições públicas de fomento à pesquisa e organizações privadas nacionais e internacionais. Estamos focados em produzir ciência com forte resultado na formação de recursos humanos de alto capacidade acadêmica bem como na produção científica de qualidade, mas também procuramos aplicar esta competência científica na solução de problemas relevantes dos nossos parceiros industriais. Unimos gestão com foco no resultado com a capacidade técnica de produzir soluções em Computação. Nosso trabalho tem produzido, ao longo dos últimos dez anos, teses de doutorado e dissertações de mestrado, artigos científicos e protótipos industriais em um ambiente criativo e agradável de trabalhar.

 

 

Tecnologia e inovação

Na atuação do LSBD junto aos seus parceiros, tivemos a oportunidade de contribuir com soluções inovadoras tanto do ponto de vista de engenharia como também do ponto de vista científico. Atualmente, estamos mais focados na produção de saídas que contribuam com o desenvolvimento tecnológico e científico, bem como na produção de artigos científicos e em casos de deposito de novas patentes.

O LSBD alcançou grau de maturidade em ciência e engenharia e está ciente do seu papel em continuar contribuindo no desenvolvimento tecnológico, fazendo a ponte entre a academia e as empresas de base tecnológica. Nossos pesquisadores têm conseguido publicar artigos científicos em congressos internacionais nas áreas de nuvens computacionais, processamento de dados espaciais e bancos de dados em geral.

O grupo possui três teses de doutorado e inúmeras dissertações de mestrado defendidas. Alguns de nossos egressos tornaram-se docentes da UFC, outros continuaram como pesquisadores em formação no LSBD ou em outras Universidades do Brasil e do exterior. Os temas atuais de pesquisa do laboratório são armazenamento de grandes volumes de dados em memória, privacidade de dados e predição de eventos com base em aprendizagem de máquina.

 

Visão, missão e valores

Todas as nossas ações envolvem valores, tanto nas manifestações comportamentais, explícitas ou não, como nas expressões verbais. Entendemos que uma equipe precisa ser guiada por princípios que possam nortear as diferentes relações.

Nossa Visão: Ser reconhecido nacionalmente pela excelência das soluções e das pesquisas em tecnologia da informação e comunicação.
Nossa Missão: Aproximar a Academia do mercado, desenvolvendo soluções inovadoras em Tecnologia da Informação e Comunicação.
Nossos Valores: